Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mitos - Zé Raimundo

Mito é um trabalho de conclusão da disciplina Técnicas Corporais II, orientada pelo Professor Miguel Santa Brígida no curso Técnico em Ator da ETDUFPa. O Caboclo Zé Raimundo Buji Buá da Trindade e Maranhense e foi encantado com seus 16 anos nas águas do Maranhão na praia de Codó. Codó é um importante centro de encantaria do Tambor-de-Mina. Pertence a Familia Légua Bugi Buá, é filho de Seu Légua boji buá da Trindade (Paraense) e Tóia Jarina (filha de Turco), trabalha na linha de Mina Nagô e Umbanda. Também no tambor e nas linhas de cura, fazendo o bem para as pessoas. Na linha de candomblé trabalha com outro nome que se chama Zé da Luz. Zé Raimundo é moreno claro, tem cabelo liso baixo, suíça alongada, 1m97, usa chapéu de palha, usa suas guias para proteção, sua espada e calça branca. É um camaroeiro (pescador) e tem gados.

Nessa pesquisa descobrir algo ao qual me levou aprofundar meu interesse em trabalhar com o Caboclo Zé Raimundo. Algo que estava preso em minha raiz genealógica, e a um respeito que tenho por gosta da diversidade cultural que nosso país carrega.









(Fotos: Leonel Ferreira)

17 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, acho que posso te ajudar a aprofundar mais e gostaria também de sua ajuda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia me ajudar com ??? Sou médium nova, apenas 2 anos de missão, estou procurando novos conhecimentos. Meu WhatsApp 91993458323

      Excluir
  2. Eu tenho uma certa afinidade com esse guia mesmo ele nunca ter descido em minha croa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC sabe contar como Teresa légua se encantou whats 99982091524

      Excluir
    2. eu sou iniciante a uns meses e eu gostaria muito de saber mais dele muito

      Excluir
  3. muito boa essa pesquisa de sua parte, porém tem coisas que precisa pesquisar melhor com relação a esse encantado maranhense...

    ResponderExcluir
  4. muito boa essa pesquisa de sua parte, porém tem coisas que precisa pesquisar melhor com relação a esse encantado maranhense...

    ResponderExcluir
  5. Zé Raimundo. Ele não é pura fé e sim uma realidade. Ele faz parte da minha vida, divulgou tudo o que iria acontecer na minha vida, tanto as coisa boas como a ruins.

    Ponto cantado entre muitos:

    "Ele é eu Zé Raimundo e não é de qua qua qua,
    ele é Zé Raimundo ele é Bogy Buá.

    Tem sua canoa e sua rede lá no mar.
    Tem sua canoa e sua rede lá no mar.

    Zé Raimundo Bogy de Bogy Buá,
    Zé Raimundo Bogy de Bogy Buá,"




    ResponderExcluir
  6. Meu caro amigo, o trabalho seria perfeito se as informações contidas fossem condizentes e Infelizmente não é ! Como sacerdote do Tambor de Mina do Maranhão ( do Maranhão até por que Tambor de Mina é no Maranhão ) e pesquisador de religiões de matriz africana e afro-ameríndias não tenho como afirmar nenhuma das informações passadas na página. Seria de grande valor o Sr. fazer uma busca melhor e maior para o engrandecimento de seu trabalho que acredito ter uma boa intenção e finalidade.

    ResponderExcluir
  7. Ze Raimundo e fé amor caridade luz divina

    ResponderExcluir
  8. Zé Raimundo não é filho de Toya Jarina. Ele é um agregado na família de Légua. Tambor de.Mina, caro Márcio, é de raiz Maranhense por lá está duas grandes casas de referência, mas ele atravessou para o Pará e TBm para outras cidades. Então seja menos. Tu queres mídia.

    ResponderExcluir
  9. O Sr. Zé Raimundo é o dono da minha cabeça.

    ResponderExcluir